quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Pessoas com dores nas articulações conseguem prever trovoadas

Todos nós conhecemos alguém que, agora com o mau tempo, se queixa de dores nas articulações quando está para chover ou quando o tempo muda drasticamente, até parece que conseguem prever o tempo. Descobre como isso acontece.

O Dr. Parvizi, que é director de estudos clínicos no Rothman Institute em Jefferson e professor de cirurgia ortopédica no Jefferson Medical College da Thomas Jefferson University em Philadelphia, explica que mesmo que indivíduos consigam experimentar flutuações de dor com a mínima mudança de pressão barométrica, a maior parte dos pacientes dizem sentir grandes aumentos de dor antes e durante uma mudança severa de tempo, como chuvas e trovoadas de verão.
"O fenómeno das pessoas conseguirem prever precipitação, especialmente chuva, devido á dor nas articulações é real" diz o Dr. Parvizi. "Não está na cabeça do paciente. Existe ciência que o comprova".
Estas dores nas articulações relacionadas com a mudança de tempo é tipicamente visto em pacientes que sofrem de osteoartrite, artrite reumatóide e outros tipos de condições artríticas. Pode afectar qualquer articulação de carga, mas é mais comum nas ancas, joelhos, cotovelos, ombros e mãos. As articulações contêm nervos sensitivos chamados baro-receptores que respondem ás mudanças de pressão atmosférica. Estes receptores reagem especialmente quando existe uma pressão barométrica baixa, ou seja, quando a atmosfera passa de seca para húmida, como acontece quando vai chover.
"Quando a pressão no ambiente muda, nos sabemos que a quantidade de fluido ou a pressão na articulação flutua com isso" diz o Dr. Parvizi. "Indivíduos que possuem articulações artríticas sentem muito mais estas mudanças devido a terem menos cartilagem que proporciona amortecimento."
O Dr. Parvizi diz que algumas vezes a dor é provocada devido a mediadores inflamatórios que se encontram á volta da articulação, como com as condições de artrite reumatóide, e na maior parte das vezes pode ser ajudado mantendo as articulações quentes ou frias (dependendo da preferência), com massagens terapêuticas e aplicando cremes analgésicos. Outros tratamentos podem incluir medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides, injecções de esteróides localizadas, e uso de certos suplementos como o Ómega-3 (que reduz a inflamação), glucosamina e condroitina, que combinados conseguem reduzir significativamente a dor das artrites e mantêm a cartilagem saudável.
Para pacientes que já sofram à muito tempo e mostrem sinais de fase final da artrite, o Dr. Parvizi sugere que seja considerado uma substituição da articulação.


"O nosso objectivo é fazer com que o doloroso e pequeno meteorologista seja retirado da articulação do paciente enquanto tratamos da raiz do problema".






Sem comentários:

Enviar um comentário