domingo, 23 de março de 2014

Lesão do ligamento cruzado anterior do joelho


O que é?

Uma lesão do ligamento cruzado anterior do joelho existe quando, durante algum tipo actividade, a tíbia faz uma rotação e o fémur fica no mesmo sítio sem acompanhar a rotação, ou quando o fémur é empurrado para trás e o pé fica fixo no chão.
Estatisticamente, as mulheres têm mais probabilidade de lesão em relação aos homens, em situações iguais.
Esta lesão pode ser classificada em 3 tipos de gravidade:
  • Grau 1 - distensão do ligamento;
  • Grau 2 - ruptura parcial do ligamento;
  • Grau 3 - ruptura total do ligamento.



Sintomas

Os sintomas e a sua gravidade serão diferentes dependendo do grau de lesão e dependendo de pessoa para pessoa.
Os sintomas podem ser:

  • Sensação de estalido ou ressalto no momento da lesão;
  • Dor localizada;
  • Inflamação;
  • Derrame (se for de grau 2 ou 3);
  • Mobilização dificultada ou mesmo impossibilitada;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Sensação de instabilidade.


Tratamento

Nas primeiras 48 a 72 horas as medidas a tomar são: descanso, gelo, compressão da zona, elevação da zona e se necessário analgésicos e anti-inflamatórios (apenas em último caso).

Depois do controlo da inflamação, e com o diagnóstico confirmado, o tratamento vai depender da gravidade da lesão. Podendo ser necessário, ou não, cirurgia.


  • Para lesões de grau 1, o tempo de tratamento chega a pelo menos 4 semanas. Durante este tempo recorre-se a mobilizações do joelho, fortalecimento progressivo dos músculos da coxa e da perna, fricção transversa profunda (técnica utilizada para melhorar a cicatrização do ligamento).
  • Para lesões de grau 2, sem ser necessário cirurgia, o tempo de tratamento atinge as 10 semanas. Durante o tratamento recorre-se ao uso de canadianas e progressivamente vamos aumento a carga até conseguir caminhar correctamente, uso de uma tala ou joelheira para proteger os ligamentos e dar mais estabilidade ao joelho, mobilização do joelho, alongamentos musculares, fortalecimentos musculares aumento progressivamente a carga, fricção transversa profunda, no final introduzir a pratica desportiva ou trabalho.
  • Para lesões de grau 2 ou 3, com cirurgia (ligamentoplasia), o tempo de tratamento chega pelo menos aos 6 meses. Antes da cirurgia, aplica-se gelo, compressão na zona, exercícios para manter a amplitude de movimento e força do joelho desde que não provoque dor, e pode ser necessário o uso de canadianas. Após a cirurgia, o tratamento será determinado pelo médico, geralmente é aconselhado repouso, gelo e compressão. Mas para uma melhor cicatrização e para que não haja perda de amplitude e força no joelho deve-se incluir mobilização do joelho, alongamentos, reforços musculares , exercícios de equilíbrio e propriocetividade (ganhar noção do que o joelho é capaz de fazer). No final, introduz-se a pratica desportiva progressivamente.


sábado, 22 de março de 2014

Tendinites

O que é tendinite?

Uma tendinite é a inflamação/lesão de um tendão, que é o que faz a ligação de musculo ao osso. Gera dor localizada e falta de força muscular na zona afetada.


Sintomas

Dor localizada no tendão afectado, com aumento de dor ao toque e com movimentos;
Sensação de queimar que irradia da zona afectada;
Poderá ser visível inchaço na zona.


Diagnóstico

Para realizar o diagnóstico são utilizados testes funcionais, que ajudam na confirmação da tendinite, e palpação da zona afectada. em alguns casos são precisos exames complementares, como a ressonância magnética para avaliar a gravidade.


Tratamento

No inicio deve-se fazer gelo para diminuir o inchaço e a dor, deve-se também evitar esforços da zona afectada.
Quando o inchaço desaparecer deve ser visto/a por um massoterapeuta, fisioterapeuta pois é importante para diminuir a dor e a inflamação. Numa fase posterior o massoterapeuta ou fisioterapeuta vai ajudar a fortalecer a zona afectada com exercícios e alongamentos, promover o processo de cura e prevenir lesões futuras.
Raramente é necessário recorrer a cirurgia para retirar o  tecido inflamado do tendão.


Prevenção



  • Evitar movimentos repetitivos;
  • Manter os músculos tonificados e flexíveis;
  • Recorrer a aquecimento muscular antes de exercer alguma actividade mais violenta.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Conclui o curso de Massoterapia e Técnico Auxiliar de Fisioterapia no final do mês de abril deste ano. Fiz um estágio de 120 horas na FisioMoita (clinica de fisioterapia).

Vou publicando informações sobre o que faço, o que tenho aprendido ao longo do curso.

O meu grande objectivo é ganhar experiência e puder ajudar os outros.
Cada sessão:
- Massagem de Relaxamento (1hora de massagem) - 30euros
- Massagem localizada (costas, braços, pernas, face) - 15euros
- Massagem Terapêutica - 35euros

Se tiver alguma dúvida, se quiser marcar, contacte-me!

Cuide de si!


Mobilizações

Para que servem as mobilizações?

As mobilizações devolvem os movimentos normais ás articulações, melhorando assim a qualidade de vida.

As mobilizações consistem na movimentação cuidadosa da articulação, indo buscar as amplitudes máximas do movimento.

Esta técnica é especialmente utilizada em pessoas com mais idade , sedentárias, que tenham sofrido alguma fratura e que tenham tido gesso e em pessoas tenham tido alguma lesão que limite o movimento normal.



Pontos Gatilho ou de Pressão

O que são pontos gatilho ou pontos de tensão?

Pontos gatilho ou de tensão são um conjunto de fibras musculares que se encontram contraídas. Estas fibras quando contraídas causam dor. Podendo estar activos mais que um ponto. Uma das zonas mais comuns são as costas, devido à má postura que adoptamos ao longo do dia, durante a hora laboral ou apenas pelo stress diário. Tendo ainda a possibilidade de se tornar uma dor crónica, que nos acompanha para o resto da nossa vida.

Como podemos "tratar" destes pontos?

Para "tratar" destes pontos, para além de termos de melhorar a postura durante o dia e fazer alongamentos várias vezes ao dia, uma massagem com especial foco nestes pontos provoca alívio imediato e prolongado, dependendo de pessoa para pessoa. Nada impede a reactivação dos pontos.




Massagem de Relaxamento

Benefícios gerais:

Melhoria do padrão de sono; melhoria da circulação sanguínea; diminui a ansiedade, stresse e depressão; melhora o sentido de bem-estar e de foco mental; identifica areas de tensao e rigidez importantes para a prevençao de lesoes; cria uma sensaçao de relaxamento muscular e de "descarga" articular.